Nesteseminário, examinamos os textos falados na perspectiva dos estudos do discurso, em particular da semiótica discursiva francesa.
Tratamos de quatro tópicos:
1. texto e conversação: a caracterização do texto falado, e do conversacional, em particular, em relação a outros gêneros, tipos e modalidades textuais e discursivas, a partir, sobretudo, de sua organização enunciativa;
2. procedimentos conversacionais: o papel discursivo dos procedimentos conversacionais de formulação e reformulação, que são usados como estratégias de manipulação, com as quais o destinador visa a persuadir o destinatário da conversação;
3. cortesia e descortesia na conversação: cortesia e descortesia em diferentes regimes de interação e de risco.
4. plano da expressão dos textos falados: a especificidade da fala em relação ao plano da expressão, especialmente as particularidades dos sistemas semissimbólicos nos textos falados.
A bibliografia utilizada para o desenvolvimento da aula está publicada nos livros do Projeto NURC/SP-Núcleo USP. São os seguintes textos:
BARROS, Diana Luz Pessoa de (1998). Procedimentos e recursos discursivos da conversação. In: Preti, Dino (org.). Estudos da língua falada: variações e confrontos. São Paulo: Humanitas, 47-69.
___________ (2000). Entre a fala e a escrita: algumas reflexões sobre as posições intermediárias. In: Preti, Dino. Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas, p. 57-77.
_____________ (2002). Interação em anúncios publicitários. In: Preti, Dino. Interação na fala e escrita. São Paulo: Humanitas, p. 17-44.
_____________(2006). Efeitos de oralidade no texto escrito. In: Preti, Dino. Oralidade em diferentes discursos. São Paulo: Humanitas, p. 57-84.
_________ (2013). Comunicação de risco. In: Preti, Dino; Leite, Marli Quadros (orgs.). Comunicação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 21- 48.