A linguagem falada culta na cidade de São Paulo - EF | D2 | DID

Breve retrospectiva sobre a Fase I do Projeto NURC/SP.

A primeira fase (1972-1982)  consistiu da  preparação do grupo para o trabalho, da organização da pesquisa de campo para executar as gravações e da transcrição dos materiais. Nos dez anos de trabalho, fez-se a seleção dos informantes (as pessoas que seriam ouvidas em três tipos de texto: aulas e conferências; diálogos e entrevistas),transcrição de muitas da gravações e, também, inicaram-se as primeiras análises. De imediato, os pesquisadores paulistas perceberam que não seria possível alcançar bom resultado de pesquisa pois  não havia naquele momento preparação teórico-metodológica para a abordagem dos dados da oralidade, isto é, não havia método de transcrição adequado e condizente ao tratamento da oralidade nem teoria específica para a interpretação daqueles dados. O que se fez nesse início, com base nos parâmetros próprios para a análise de dados da modalidade escrita revelou, de pronto, que havia algo errado. Em um seminário ocorrido em 1982, com a presença de Luiz Antônio Marcuschi (UFPE), que viera da Alemanha e trouxera bibliografia específica para estudo da oralidade, além dos coordenadores do projeto NURC/SP, os professores Ataliba Texeira de Castilho, Dino Preti, Hudinilson Urbano além dos integrantes do grupo de trabalho, tudo mudou. A equipe paulista, então, voltou a se reunir e esquematizou diferentemente a pesquisa, quando novo método de transcrição foi criado,  voltado para as especificidades da oralidade ("língua falada", como se dizia então) e nova teoria, adequada ao tratamento da oralidade foi incorporada. A bibliografia específica dessa teoria foi difundida e os pesquisadores deram partida a uma investigação que chegou a bom termo: publicaram-se três livros em que contêm as transcrições de um corpus mínimo a  ser imediatamente explorado. Além desses, um quarto volume, cujos capítulos trazem estudos acerca desses materiais transcritos.

Apesentam-se aqui os sumários dos volumes da Fase I do Projeto NURC/SP.

No volume I, intitulado  A linguagem falada culta na cidade de São Paulo há as transcrições de seis textos orais do tipo Elocuções Formais (EF), que são aulas e conferências. Os textos constantes do livros são os seguintes:

EF- 377- 1ª faixa etária- feminino
Tema: Os instrumentos da vida intelectual atual

EF/388 - 1ª faixa etária - masculino
Tema: A demanda da moeda

EFI405 - 2ª faixa etária - feminino
Tema: A arte pré-histórica: o paleolítico

EF/124- 2ª faixa etária - masculino
Tema: Influência da língua na personalidade do indivíduo

EF/156 - 3ª faixa etária- feminino
Tema: Estética no Brasil na década de 30

EF/153 - 3ª faixa etária - masculino
Tema: O cinema brasileiro na década de 30

No volume II, A linguagem falada culta na cidade de São Paulo há 6 diálogos do tipo Diálogos entre dois informantes (D2), em que os locutores, denominados "locutor 1" (L1) e "locutor 2" (L2), mediados por uma documentadora (Doc.). São 7 horas e vinte e seis minutos de gravação sobre temas variados e abordados por falantes das 3 faixas etárias, conforme estabalecido pelo Projeto NURC. São os seguintes os textos dispostos no volume:

D2/343 - 1ª faixa etária - feminino + masculino
Tema: A cidade, o comércio.

D2/62  - 1ª faixa etária  - masculino + mascu]ino
Tema: Tempo cronológico, instituições, ensino, profissões.

D2/255 - 2ª faixa etária  - masculino + masculino
Tema: Transportes e viagens, cinema, televisão, rádio e teatro, os meios de comunicação e difusão, a cidade e o comércio.

D2/360 - 2ª faixa etária  - feminino + feminino
Tema:  Tempo cronológico, profissões e ofícios.

D2/396 - 3ª faixa etária  - feminino + masculino
Tema: Vestuário e diversões.

D2/333  -  3ª faixa etária  - feminino + feminino
Tema: Cinema, TV, rádio e teatro.

No volume III, intitulado  A linguagem falada culta na cidade de São Paulo, - Diálogos entre Informante de documentador (DID), há entrevistas. Os textos dele constantes são os seguintes:

DID/018   - 1ª faixa etária - masculino
Tema: A casa, o terreno, vegetais, agricultura, animais, gado.
DID/161   - 1ª faixa etária- masculino
Tema: Teatro, televisão, rádio, cinema, vestuário.

DID/251   - lª faixa etária- feminino
Tema: Profissão e ofícios.
DID/137   - 2ª faixa etária- masculino
Tema: Acidade, o comércio.

DID/208   - 2ª faixa etária- masculino
Tema: Família, saúde.

DID/234   - 2ª faixa etária- feminino
Tema: Cinema, televisão, rádio, teatro.

DID/235   - 2ª faixa etária - feminino
Tema: Alimentação.

DID/250   - 3ª faixa etária - masculino
Tema: Dinheiro, banco, finanças, bolsa.
DID/242   - 3ª faixa etária - feminino
Tema: Instituições: o ensino, a igreja.

No volume IV,  intitulado A linguagem culta falada na cidade de São Paulo - Estudos, há capítulos de estudos sobre os materiais gravados e transcritos. São três capítulos de estudos e um de história do Projeto NURC/BR, além de apêndices, em que constam documentos sobre o projeto. Os capítulos são os seguintes :

1. Os procedimentos e funções da correção na conversação, de Diana Luz Pessoa de Barros e Zilda Maria Zapparoli Castro e Melo.

2. O turno conversacional, de Paulo Galembeck, Luiz Antônio Silva e Margareth Miranda Rosa.

3. Sobreposição de vozes numa perspectiva psicocultural e interacional, de Dino Preti e Hudinilson Urbano.

4. O português culto falado no Brasil - história do Projeto NURC, de Ataliba Teixeira de Castilho.