José Gaston Hilgert

José Gaston Hilgert é professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP). Licenciou-se em Letras pela Universidade de Passo Fundo (RS). Doutorou-se em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade de Freiburg (1996) e no Institut für Deutsche Sprache (IDS), em Mannheim, Alemanha (2010). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 2). Sua pesquisa está centrada na oralidade, tanto em interações faladas quanto em textos escritos. Produziu inúmeros trabalhos sobre esse tema, entre os quais se destacam um ensaio sobre os bate-papos na internet e outro sobre a oralidade em textos de divulgação científica paraEditar crianças, publicados, respectivamente, nos volumes 4 e 10 desta coleção. Organizou e publicou materiais do Projeto NURC/RS, com o título de A linguagem falada culta na cidade de Porto Alegre.

Ordem