Marli Quadros Leite

Marli Quadros Leite é professora titular da área de Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, onde fez sua livre-docência e defendeu mestrado e doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 2). Realizou estudos de pós-doutorado na França, na École Normale Supérieure de Lettres e Sciences Humaines e na Université de Paris VII, pelo Laboratoire d’histoires des théories linguistiques (CNRS/Paris). Tem trabalhado com oralidade e história das ideias linguísticas em gramáticas portuguesas e brasileiras, com especial interesse em uso e norma linguísticos. Publicou as obras Metalinguagem e discurso: a configuração do purismo brasileiro (Humanitas, 2006, 2ª ed.); Resumo (Paulistana, 2006); O nascimento da gramática: uso e norma (Humanitas, Paulistana, 2007); além de vários ensaios nos diversos volumes da coleção Projetos Paralelos – NURC/SP e artigos em revistas especializadas.

Ordem