Beth Brait

Elisabeth Brait, assinatura Beth Brait, é crítica, ensaísta, professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor associado aposentado da Universidade de São Paulo. Fez Graduação em Letras, doutorado em Linguística, Livre-Docência em Linguística na USP; pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/França. É pesquisadora nível 1 do CNPq; Assessora da CAPES, do CNPq e da FAPESP; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória; criadora e editora do periódico Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (QUALIS A1/SCIELO/Apoio CNPq). Dentre as atividades acadêmico-administrativas relevantes destacam-se: Chefe de Departamento de Linguística/DL/FFLCH/USP (1994-1997); Coordenadora do PEPG em LAEL-PUC-SP (2001-2009); Presidente da ANPOLL (2004-2006); Membro do Comitê Assessor do CNPq/Área de Letras e Linguística (2010-2013); Coordenadora do GT/ANPOLL Estudos Bakhtinianos (2010-2014); representante da FAFICLA/PUC-SP no CEPE (2009-2011; 2013-2014). Foi crítica militante de literatura no Jornal da Tarde e outros periódicos paulistas durante as décadas de 70 e 80. Dentre as atividades editoriais destacam-se a participação em vários conselhos e comissões editoriais de periódicos científicos, caso da Revista da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - e do Conselho Editorial da Editora Humanitas da FFLCH/USP; coordenação das coleções Lendo e Documentos da Atual Editora (década de 1980) e da Área Linguagens e Códigos, da coleção didática das Escolas Associadas Pueri Domus (24 fascículos publicados); colaboração na Revista LÍNGUA Portuguesa. Atua nas áreas de Teoria e análise do texto e do discurso, Estudos Bakhtinianos, Análise dialógica do discurso, leitura e análise da verbo-visualidade e estudos literários. (Fonte: Currículo Lattes)