Maria Helena de Moura Neves

Professora licenciada em Letras (em Português-Grego e em Alemão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970 e 1974, respectivamente), doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo (1978) e livre-docente (Língua Portuguesa) na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (1984). É bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível IA do CNPq. Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP – Araraquara, atuando na Pós-Graduação em Letras Atua na área de Lingüística, desenvolvendo trabalhos, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, e especialmente nos temas Gramática de Usos, Texto e Gramática, História da Gramática, Descrição da Língua Portuguesa e Funcionalismo. É autora, entre outros, dos livros Texto e gramática, 2006; Dicionário grego-português (1º fascículo alfa delta), 2006; A vertente grega da gramática tradicional. Dicionário de usos do português, 2002; Gramática de usos do português, 2004 [2000.