Sueli Marquesi

SUELI MARQUESI tem doutorado em Linguística Aplicada e é professora titular de Língua Portuguesa da PUC-SP e da Universidade Cruzeiro do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Lausanne (Suíça), estágio profissional em gestão universitária na Universidade de Montréal (Canadá), e missão de trabalho em projeto de pesquisa na Universidade Sorbonne, Paris V (França), dentro de projeto Capes-Cofecub. Dedicou-se, ao longo de sua carreira, ao ensino superior e à pesquisa relacionada à leitura, produção de textos e ao ensino. É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll) e líder do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Leitura (CNPq). Ocupou vários cargos de gestão acadêmica, destacando-se, entre eles, na PUC-SP, o de coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e o de vice-reitora acadêmica, e, na Universidade Cruzeiro do Sul, o de diretora de pós-graduação e pesquisa e o de pró-reitora acadêmica. Atualmente é reitora da Universidade Cruzeiro do Sul.