Maria Lúcia Andrade

Maria Lúcia C. V. O. Andrade

MARIA LÚCIA DA CUNHA VICTÓRIO DE OLIVEIRA ANDRADE é professora de Língua Portuguesa na USP desde 1992. Fez mestrado em Língua Portuguesa na PUC-SP (1990) e doutorou-se em Semiótica e Linguística pela USP (1995). Trabalhou como pesquisadora auxiliar no Projeto de Gramática do Português Falado, de que resultou a Gramática do Português Culto Falado no Brasil (Contexto, 2015), obra na qual foi coautora de um capítulo. Escreveu Relevância e Contexto: o uso de digressões na língua falada (Humanitas, 2001) e é coautora de Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino de língua materna (Cortez, 2012, 8ª ed.). Participa do Projeto NURC desde 1996, desenvolvendo trabalhos na área de Análise da Conversação, Linguística Textual e Teorias do Texto. Fez estudos de pós-doutorado na Universitat Pompeu Fabra, Barcelona (Espanha), em Análise Crítica do Discurso.

Ordem